JÚRI TÉCNICO

Pianista, professor e comunicador criador do projeto PianoQueToca

O paulistano Antonio Vaz Lemes é pianista, professor e comunicador, conhecido por criar os canais e o movimento PianoQueToca, que leva o piano e a música de concerto a novas plateias — com afeto, inteligência e um toque de poesia digital.

Chamado pela revista inglesa Gramophone de “um Pollini latino-americano” — referência ao lendário pianista italiano Maurizio Pollini —, Lemes tem se destacado por sua atuação transversal entre o palco, a sala de aula e as redes sociais. Seus álbuns, aclamados pela crítica nacional e internacional, já foram pauta nos principais veículos de imprensa como O Estado de São Paulo, Revista Veja, Veja SP, Bom Dia SP, GloboNews Em Pauta, entre outros.

Formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde também concluiu seu mestrado em performance pianística, Lemes defendeu a pesquisa “Dedilhados pianísticos e suas relações com princípios técnicos e musicais”. Em sua formação internacional, destaca-se seu aperfeiçoamento na École d’Art Américaine de Fontainebleau e na Académie Francis Poulenc, ambas na França.

Sua maior missão é clara como o som de uma tecla bem tocada: democratizar o acesso ao piano e à música de concerto. Esse ideal se concretiza com força nas redes sociais, onde o PianoQueToca reúne milhões de visualizações e um engajamento orgânico raro — ao abordar repertórios que cruzam o clássico e o popular, transitando por trilhas de filmes, séries, animes, MPB, games, hinos de futebol e muito mais. Cada postagem é um convite à escuta sensível, à reflexão e à educação afetiva.

O projeto também se desdobra no programa PianoQueToca na rádio Cultura FM de São Paulo, onde a música ganha voz e contexto para públicos diversos.

Com um jeito didático, caloroso e altamente sensível, Antonio Vaz Lemes transforma o ensino musical em experiência emocional. A cada vídeo, curso ou apresentação, seu trabalho ressoa em mensagens de gratidão, em relatos de reencontro com a música e em histórias de transformação.
Sua arte não apenas toca: ela acorda, acolhe e conduz.

Piano Virtus. Todos os direitos reservados.
Rolar para cima